Mergulhe em uma jornada às margens do Rio Negro na Amazônia com pessoas de interessadas em construir um futuro mais sustentável.

 

Vivencie conteúdos teóricos e práticos, aprendendo com a floresta, com a comunidade local, com especialistas na área de desenvolvimento sustentável e através da troca entre os participantes e membros do grupo.

Dividimos a experiência em 3 níveis de conhecimento:

Visão global sobre o tema, através da observação das inter-relações​ entre as partes que o compõem

Sistêmico

Relação da comunidade local e da comunidade dos participantes com o tema discutido

Comunidade

Relação individual com o tema

Pessoal

Para cada tema, facilitadores e especialistas conduzem diferentes atividades e dinâmicas, construindo o caminho para o desenvolvimento de capacidades de liderança, atuação coletiva e compartilhamento de saberes.

Sustentabilidade global e a Amazônia 
Etapa 1
Uma visão geral sobre a história global do desenvolvimento sustentável e como se relaciona com a história da Amazônia.
Etapa 2
O ambiente natural
Conexão com a floresta, seus elementos e sua complexidade.
Contexto social
Etapa 3
Construção de relações com as famílias que vivem na região, ao viver juntos atividades do dia a dia local.
Etapa 4
Estudos de casos
Atores da região amazônica compartilham conhecimentos e experiências de projetos desenvolvidos junto com comunidades.
Etapa 5
Olhar para si
Etapa 6
Momento de auto-reflexão perante a vivência
Participação e ação 
Participantes são convidados a se engajarem em desafios reais, desenvolvidos e apresentados pelas comunidades.
Próximos passos
Etapa 7
Reflexões sobre o aprendizado e como se relaciona com a prática de cada um
Etapa 8 - Opcional pós Imersão 
Prática amazônica
Oportunidade para os interessados em propor projetos dentro da sua área de atuação para a região Amazônica, com possível apoio da FAS. Análise das propostas e estudos de viabilização para implementação.

Izolena Garrido

Comunidade Tumbira, Amazonas

​Líder comunitária do Tumbira e artesã de biojoias com materiais locais, Izolena representa as mulheres do Rio Negro que vão compartilhar seus conhecimentos com os participantes.

Roberto Brito

Tumbira, Amazonas

Roberto é empreendedor comunitário e forte liderança local. Assim como outros grandes personagens da comunidade, tem inúmeras histórias de vivência na floresta para contar. Vai guiar o grupo por experiências inesquecíveis pelas matas que conhece profundamente. 

Odenilze Ramos

Comunidade Carão, Amazonas

Odenilze está entre um grupo de jovens inspiradores que está criando um novo caminho de desenvolvimento sustentável nas comunidades da RDS do Rio Negro. Junto com o coletivo jovem local vai liderar o grupo para colaborar com desafios comunitários em direção aos ODS.

Terezinha Macedo

Tumbira

Terezinha representa a sabedoria simples e profunda das pessoas do Tumbira. Ela, juntamente com outros atores locais vão receber os participantes e convidá-los a participar de atividades do dia-a-dia na comunidade.

Virgilio Viana

Manaus, Amazonas

Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável. Especialista em Amazônia, mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, conservação ambiental, certificação e desenvolvimento sustentável.  PhD em biologia da evolução pela Universidade de Harvard e fez pós-doutorado em desenvolvimento sustentável na Universidade da Flórida.

José Roberto Kassai

São Paulo - SP

Professor da FEA/USP, Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade, Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente do Departamento de Contabilidade e Atuárias da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (NECMA/USP).

Please reload

Laura Candelaria

São Paulo

Laura Candelaria é apaixonada pela Amazônia e acredita que a relação humana com a natureza é fundamental para um desenvolvimento integral e equilibrado. Participou do Amazon Summer School em 2016 e a partir de então começou a desenvolver projetos com as juventudes ribeirinha das Unidades de Conservação da Floresta Amazônica. Desde 2017 facilita os cursos da plataforma de educação Amazônia-edu e participa de outros projetos de desenvolvimento local e humano na Amazônia e outros lugares do Brasil. 

Raquel Luna Viggiani

Tumbira, AM

Mestre em Liderança Estratégica para a Sustentabilidade, concentra seu trabalho em educação alternativa para transformação. Trabalhou na FAS com educação formal para jovens das Unidades de Conservação, compõe a equipe do Amazon Summer School e coordena o projeto Escola D'água, no rio Purus. 

Tulio Notini

São Paulo <> Minas Gerais

Apaixonado por pessoas e suas histórias, Túlio é atualmente facilitador de processos de inovação social que buscam criar impacto positivo no mundo. É gestor de projetos Corporativos na Yunus Negócios Sociais Brasil, e formado nos cursos Guerreiros sem Armas (2015) e Amazon Summer School (2016).

Bruno Mangolini

Tumbira, AM

Por sete anos Bruno atuou como psicólogo com comunidades vulneráveis na periferia de São Paulo, trabalhando principalmente com grupos. Adora aventura e natureza, e atualmente está morando na comunidade do Tumbira, onde participa de ações relacionadas à sustentabilidade e engajamento comunitário.

Please reload

Nossa equipe de professores é formada por profissionais de sustentabilidade e da academia, professores ribeirinhos sobre conhecimentos locais e facilitadores de aprendizagem. 

*Equipe em formação

Esse é um chamado para pessoas que estão com vontade de viver uma experiência pessoalmente transformadora e estão com vontade de fazer algo para melhorar seu impacto no planeta. Apesar de ser realizado em um ambiente extremamente interessante e cheio de beleza natural, a Jornada não tem a intenção de ser um passeio turístico, mas sim uma imersão na realidade local somado um processo de aprendizagem intencional.

A programação do curso é de 9 dias, totalizando 68 horas de atividades. Estaremos hospedados na comunidade Tumbira na RDS do Rio Negro, em alojamentos coletivos. Os participantes devem chegar em Manaus um dia antes do início da programação.
No Amazonas é comum dormir em redes, e é assim que vamos viver esses dias. Pessoas a partir de 18 anos de qualquer área de atuação pode participar. 

Inscrição e seleção

As inscrições para a próxima edição já estão abertas. Para se inscrever acesse o formulário.

Datas importantes

02 set./2019 - Abertura das inscrições 
02 out./2019 - Encerramento das inscrições
20 out./2019 - Lista final dos selecionados 
19 mar./2020 - Chegada em Manaus
20 mar./2020 - Início da Jornada Amazônia

Contato